segunda-feira, 20 de agosto de 2012

4179 Toutatis - A Ameaça Se Aproxima


4179 Toutatis é um asteroide NEO (near earth object), traduzindo para o português "objeto próximo da Terra", que em 24 de setembro de 2004 fez sua trajetória mais próxima à Terra desde 1953. A cada 4 anos Toutatis faz aproximações extremamente próximas à Terra com a menor distância até o presente de 0.006 UA. Em 24 de setembro de 2004, o objeto passou perto do nosso planeta à apenas um milhão e setecentos mil quilômetros, ou cerca de 4 vezes a distância até à Lua.

Essa distância é, segundo os padrões cósmicos, extremamente próxima para um objeto que pode causar devastação global. Toutatis tem cerca de 4.6 km de comprimento e 2.4 de largura. Vários asteroides de menores dimensões passaram mais perto, bem dentro da órbita da Lua. Outros asteroides ou cometas do tamanho de Toutatis com certeza já passaram por perto, mas só recentemente se começou a seguir esses objetos. No decorrer da história, alguns asteroides e cometas colidiram com a Terra, de fato, um objeto do tamanho de Marte poderá ter colidido com o nosso planeta quando ele era muito jovem, criando a Lua. Mas hoje a probabilidade de uma colisão dessa magnitude é uma muito pequena. Existe hoje em dia uma busca de todos os objetos que possam ameaçar a Terra no futuro de forma a se poder evitar o impacto anos antes de este poder vir acontecer.
O asteroide passará perto da Terra em 12/12/12, (coincidência?). A NASA diz que Toutatis não irá colidir com a Terra pelo menos nos próximos 600 anos, mas será que podemos mesmo ficar tranquilos?

12 comentários:

  1. Pode ser a qualquer momento,mais o mundo acabará e nós morreremos de qq forma e depois deveremos ter um encontro com Deus e falarmos para Ele como nos comportamos e muitos tentaram se justificar mais uma palavra dará o sim ou o não..Então vamos nos prepara para que sejamos aceitos lá no céu pq a terra a esta altura não restará pedra sobre pedra..Que Deus tenha misericórdia de nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que o mundo vai acabar sim mais Deus não disse qdo então só acredito Nele ,em Deus e sei que Ele nos ama..

      Excluir
    2. Ei pessoal, FOCO!! por favor!!

      Excluir
  2. Bom, acredito que irá acabar sim mas, isso é só Deus e não o homem quem sabe! :S

    ResponderExcluir
  3. deuz? quem é deuz pra dizer quando e onde vc deve cavar seu próprio fim? bando de retardados.

    ResponderExcluir
  4. ola pessoal
    quem quer orar vá ate o templo ou igreja mais proxima.
    quem quiser discutir religião vá ate um blog de religião.
    Aqui o assunto é Ciências. liguem seus desconfiômetros e, como dizem, ou somam ou...somem

    ResponderExcluir
  5. Eu não acredito no final do mundo mais sim no final de um tempo. Segundo a biblia Jesus disse que certos erdarão a terra e que depois da ressureição subirão e voltarão, não se preoculpem ainda vai queimar muita lenha.

    ResponderExcluir
  6. Não sei não acho que a lenha já queimou, só ta a brasa queimando o resto, a hora que acabar se já não acabou, já era .... bummmm

    ResponderExcluir
  7. talvez, em algum lugar uns cientista esteja construindo uma arma estelar, um canhão de energia, capaz de sugar toda a energia de todos as uzinas hidreeletricas, nucleares, ou mesmo todas as formas de energia, e disparar um raio de energia de alguns quilometros de espessura, e muito poder de fogo, capaz de vaporizar o toutatis, como foi feito em star wars episodio 4 onde a estrela da morte destroi um planetinha natal da princesa Leia, vamos torçer para que em 2016, esta arma esteje pronta, mas se houver um apagão no momento do disparo, adeus tudo, e cuidado tambem para os estilhaços não atingirem a lua esplodindo ela todinha, causando perturbações em todos os aspectos em nosso planeta, tem que ser um disparao certeiro, certo?

    ResponderExcluir
  8. agradeçeria se o homem de ferro nos fize-se essa gentileza, sssiiiiimmmmmmmmm, pode seeerrrrrrr?

    ResponderExcluir