segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Em Memória à Neil Armstrong


Morre, em 25 de agosto de 2012, aos 82 anos, por complicações cardíacas, o astronauta norte-americano Neil Armstrong - o primeiro homem a pisar na Lua.
 
Cunhou em 20 de julho de 1969, como ícone de uma era, a célebre frase: "Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade", protagonizando um dos momentos mais importantes da história universal.
Nascido em 5 de agosto de 1930, na cidade de Wapakoneta, no estado norte-americano de Ohio, demonstrou desde jovem uma grande paixão por aeronaves, a ponto de trabalhar no aeroporto próximo a sua casa e obter seu brevê de piloto aos 16 anos.
Ingressou em seguida na carreira militar, seguindo como aviador naval entre 1949 e 1952, realizando 78 missões de sucesso incluindo diversas incursões na guerra da Coreia, foi condecorado com a "Medalha do Ar", "Estrela de Ouro", "Medalha de Serviço Coreano" e "Estrela de Noivado".
Depois de dar baixa na Marinha, graduou-se em engenharia aeroespacial pela Universidade de Purdue e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em Cambridge, e mestre em Ciência da Engenharia Espacial pela University of Southern California; entrou para o Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica (NACA) e ao longo dos 17 anos seguintes, atuou como engenheiro, piloto de testes, astronauta e administrador da NACA e sua agência sucessora, a National Aeronautics and Space Administration (NASA).
Em 1962, já com o título de astronauta foi designado como piloto de comando da missão Gemini 8, lançada em 16 de março de 1966, realizando nesse mesmo ano a primeira acoplagem bem sucedida de dois veículos no espaço.
E foi como comandante de nave espacial Apollo 11, a primeira missão tripulada como pouso lunar, que Armstrong ganhou a distinção de ser o primeiro piloto a pousar uma nave na Lua e o primeiro ser humano a pisar em sua superfície, sendo por isso condecorado em 17 países.
Ao dar os primeiros passos na superfície lunar, em 20 de julho de 1969, Armstrong culminava a enorme conjugação de esforços, entre cientistas, técnicos e visionários, que como ele acreditavam que é no somatório de pequenos passos decididos que realmente a humanidade realizará o salto a que todos nós sonhamos.
Nós do Clube de Ciências - Astronomia, deixamos nossas homenagens. Nunca será esquecido o que esse grande homem e profissional fez pela humanidade. Obrigado Armstrong.

Nenhum comentário:

Postar um comentário