terça-feira, 7 de agosto de 2012

Solteira Sim, Sozinha Nunca! Lua Pode Não Ser O Único Satélite Natural Da Terra



Se você perguntar a algumas pessoas quantos satélites naturais da Terra elas conhecem temos certeza que elas responderão que só conhecem a Lua. Mas, segundo alguns cientistas que utilizam o Observatório de Paris chegaram à conclusão de que pequenos asteroides também são considerados satélites naturais.
Os asteroides com alguns metros de comprimento acabam ficando presos na força gravitacional do nosso planeta, orbitando-o da mesma maneira que a Lua. Eles não influenciam as marés, mas podem ficar orbitando a Terra por anos.
Astrônomos analisaram a movimentação espacial de dez milhões de asteroides. Os resultados mostraram que sempre há um corpo orbitando a Terra e agindo como um satélite natural. Segundo a Revista Galileu, em 2006, o asteroide RH120 (do tamanho de um carro) orbitou a Terra por um ano, depois se soltou.

3 comentários:

  1. existe um asteróide chamado Cruithne que é considerado a segunda lua da terra,tem mais ou menos 5km de extensão,Cruithne é realmente um satélite natural(Lua)?

    ResponderExcluir
  2. 3753 Cruithne é um quasi-satélite, como falamos no texto acima, há corpos que ficam presos na órbita da Terra. 3753 Cruithne não é diferente. Ele tem uma órbita ferradura, que ocorre quando um observador em um corpo em órbita (tal como a Terra) observa o movimento de outro corpo em movimento, cuja órbita é mais excêntrica (mais "fina"), mas possui aproximadamente o mesmo período. Como resultado, o trajeto percorrido pelo corpo sendo observado aparenta ser de um grão de feijão.

    ResponderExcluir