segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mais Uma Vez A Terra Foi Salva, Graças Ao Júpiter Super-Poderoso!



Astrônomos amadores observaram na segunda-feira (11) um enorme flash muito brilhante em Júpiter, provavelmente resultado de um impacto no planeta.
Tal avistamento é parecido com outros que foram notados em 2009 e em 2010. O impacto mais recente foi relatado pela primeira vez pelo astrônomo amador Dan Peterson, de Wisconsin (EUA), que esteva observando o maior planeta do nosso sistema solar quando o evento ocorreu.
Na manhã do dia 11, George Hall, um astrônomo amador de Dallas (EUA), conseguiu capturar o flash em vídeo.
Os impactos de Júpiter são de grande interesse para os astrônomos, tanto amadores quanto profissionais, porque eles são parte essencial do "jogo orbital" que moldou o nosso sistema solar. Astrônomos suspeitam que o campo gravitacional do gigante Júpiter serve como um "escudo cósmico", varrendo os objetos que teriam um efeito mortífero se colidissem em nosso planeta. Alguns cientistas chegam até a dizer que, sem Júpiter, a vida na Terra não teria muita chance. Então, mais uma vez Júpiter salvou a nossa pele.
Mas como todo herói, nem todos os feitos de bravura de Júpiter são visíveis. Cientistas especulam que os "intrusos cósmicos" sejam destruídos antes que tenham qualquer efeito visível no topo das nuvens de Júpiter. Em casos de objetos de maior peso, eles podem se quebrar e deixar marcas pretas na atmosfera do planeta. O caso do cometa Shoemaker-Levy 9, de 1994, é o mais notável da história recente.
Por enquanto, ainda não sabemos qual o tamanho do objeto que causou o flash no planeta no dia 11. Mas os astrônomos já estão trabalhando nisso, e mais observações e correções devem ser divulgadas em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário