terça-feira, 29 de maio de 2012

Viagem Pelo Sistema Solar - Vênus


O nome Vênus provém do grego Afrodite, a deusa do amor e da beleza. Provavelmente, foi assim denominado por ser o planeta mais brilhante do céu noturno.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Série - Viagem Pelo Sistema Solar


A partir de hoje, começaremos uma série de postagens sobre o Sistema Solar. Mostraremos curiosidades e particularidades do Sol, planetas e outros corpos que compõem o nosso Sistema. Esperamos que nos acompanhe nessa incrível exploração. Aproveitem!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pulsar - A Estrela Pulsante


É uma estrela de nêutrons, que gira singularmente muito rápido, que envia ondas de rádio em forma de pulsos luminosos, tem em volta do seu núcleo (core) uma crosta muito densa que ao se romper muda a rotação do pulsar. A estrela de nêutrons é um gerador de energia natural, o seu giro cria um campo magnético muito forte lançando com violência elétrons e outras partículas atômicas para fora emitindo radiação na forma de um feixe luminoso. Esse feixe luminoso é o que conhecemos como pulso. O pulsar mais próximo está localizado na nebulosa do caranguejo.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Lua, Não Se Vá!



Já imaginaram como seria a Terra sem a Lua? Talvez muitos de vocês não vejam tanta importância da existência da Lua e a influência que ela tem sobre a Terra, talvez vejam somente como um fenômeno de beleza incomparável ou até como uma fonte de inspiração para bons poemas, mas ela é absurdamente importante para a nossa sobrevivência.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Sistema Solar - Obrigado Licoti




Esse post é em agradecimento ao criador da bela imagem de fundo do nosso blog, o designer francês Licoti. Esse vídeo aqui postado também foi criado por ele. Desfrutem do talento de Licoti.

O Céu É Azul! Mas Por Que?


A luz branca do Sol é composta por várias outras tonalidades de cores e ao incidir na atmosfera terrestre a cor azul por ter um comprimento bem mais definido e eficiente que as outras cores, é a que prevalece. O que ocorre é que a radiação solar em forma de luz penetra a atmosfera e atinge os átomos de hidrogênio, oxigênio e outras partículas que a compõem, dando origem ao fenômeno do espalhamento. Por isso vemos o Sol apenas como um disco brilhante e o céu todo azul, devido o efeito que a luz provoca sobre os átomos existentes no ar. O mesmo ocorre no fim da tarde, quando vemos o céu com uma tonalidade avermelhada ou alaranjada, que se deve a o fato da luz percorrer uma distância maior para chegar aos nossos olhos.

E Se A Terra Parar?


Sem que houvesse a rotação da Terra, os dias e as noites convencionais não existiriam, porque a Terra não giraria mais em torno de seu eixo, mas apenas em torno do Sol, tendo como resultado um dia equivalente à um ano, sendo que metade desse ano seria dia e a outra metade noite. O longo período do dia seria escaldante como Vênus (400°C) e as noites geladas como Júpiter (-100°C). Os efeitos seriam catastróficos, no lado iluminado da Terra, os oceanos sofreriam com as intensas temperaturas acarretando em sua evaporação completa, o calor infernal criaria um efeito estufa de grande dimensão. E no outro lado da Terra onde seria noite, os oceanos congelariam, e a Terra viveria novamente a era glacial. Os animais que teriam mais chances de sobrevivência seriam os aquáticos, pois na água a temperatura leva maior tempo para mudar. Nessas circunstâncias a vida neste planeta seria praticamente impossível.

Auroras Polares - Espetáculo Mágico no Céu


Fenômeno luminoso produzido nos gases da alta atmosfera terrestre quando excitados pelas partículas carregadas provenientes do Sol e que são canalizadas pelas linhas de força do campo geomagnético. As auroras se produzem, portanto, com mais frequência, próximo aos pólos, motivo pelo qual são comumente denominadas de auroras polares. Ocorrem com menos frequência nas baixas latitudes, quando então são chamadas de auroras tropicais. As auroras se apresentam sob o aspecto de faixas, cortinas e arcos brilhantes que se agitam com mudanças rápidas de aspectos. As auroras ocorrem sempre após uma importante erupção solar. Esse fenômeno não é exclusivo da Terra, também ocorre em Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.