sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Na Órbita Da Terra

A Estação Espacial Internacional (EEI), que é soma de projetos das principais agências espaciais do mundo, é o laboratório espacial em movimento que dá 15 órbitars no planeta Terra por dia. Atualmente, ela circula em uma altura pouco elevada (340 quilômetros do planeta), o que permitiu capturar imagens fantásticas, compiladas em um vídeo com pouco mais de dois minutos. Apreciem essas belas imagens.


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Em Memória à Neil Armstrong


Morre, em 25 de agosto de 2012, aos 82 anos, por complicações cardíacas, o astronauta norte-americano Neil Armstrong - o primeiro homem a pisar na Lua.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

As Mais Belas Imagens Do Universo

Nebulosa Cabeça de Cavalo

Nebulosa do Caranguejo

 Nebulosa do Cone

Nebulosa da Cachoeira

Nebulosa Helix (Olho de Deus)

Nebulosa Cabeça de Bruxa

Nebulosa Vassoura de Bruxa

Nebulosa do Esquimó

Nebulosa Eta Carinae

Nebulosa Monocerotis

Nebulosa da Ampulheta

Nebulosa da Borboleta

Nebulosa da Tarântula

Nebulosa do Anel

Nebulosa Olho de Gato

Pilares da Criação na Nebulosa da Águia

Fada na Nebulosa da Águia

Pilares da Criação na Nebulosa Carina

 Nebulosa Flamejante (Aurigae)

Nebulosa da Tulipa na Constelação do Cisne

Nebulosa Íris

Nebulosa da Lagoa

Nebulosa Altere

Nebulosa NGC 2170

Nebulosa da Pata de Gato

Nebulosa Rosette

Nebulosa da Bolha

Nebulosa Trífida

Nebulosa do Pelicano

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

4179 Toutatis - A Ameaça Se Aproxima


4179 Toutatis é um asteroide NEO (near earth object), traduzindo para o português "objeto próximo da Terra", que em 24 de setembro de 2004 fez sua trajetória mais próxima à Terra desde 1953. A cada 4 anos Toutatis faz aproximações extremamente próximas à Terra com a menor distância até o presente de 0.006 UA. Em 24 de setembro de 2004, o objeto passou perto do nosso planeta à apenas um milhão e setecentos mil quilômetros, ou cerca de 4 vezes a distância até à Lua.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O Último Dia Dos Dinossauros


Há 65 milhões de anos, os dinossauros dominavam a Terra. Essas criaturas existiam nos mais variados tamanhos (embora o nosso costume seja sempre pensar nos grandalhões) e dominavam muitos dos nichos ecológicos do planeta. Os únicos mamíferos de então eram pequenos, vivendo com muito pouco – foi o que os ajudou a sobreviver depois que um asteroide ou cometa (não se sabe que tipo de objeto) colidiu com a Terra.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Qual A Hipótese Mais Aceita Atualmente Sobre O Surgimento Da Lua?



Uma das hipóteses é  de que a Lua tivesse sido formada em alguma outra parte do sistema e, ao vagar pelo espaço, em algum ponto remoto do passado, acabou sendo capturada pela força gravitacional da Terra, do  mesmo modo que aconteceu com Fobos e Deimos, ao redor de Marte. A outra é de que a Terra e Lua teriam se formado lado a lado, no mesmo processo que deu origem aos planetas vizinhos. No entanto, cálculos mostram que um nascimento assim dificilmente pode ser compatibilizado com os padrões vistos hoje na Lua, em termos de massa e características orbitais.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Primeiras Imagens Da Superfície De Marte


Ainda não é uma missão tripulada, mas a sonda Curiosity chegou a Marte e a partir de agora será responsável pela captura de belas imagens e, principalmente, pela coleta e análise de amostras de rochas e outros materiais que podem ser encontrados no planeta.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Solteira Sim, Sozinha Nunca! Lua Pode Não Ser O Único Satélite Natural Da Terra



Se você perguntar a algumas pessoas quantos satélites naturais da Terra elas conhecem temos certeza que elas responderão que só conhecem a Lua. Mas, segundo alguns cientistas que utilizam o Observatório de Paris chegaram à conclusão de que pequenos asteroides também são considerados satélites naturais.
Os asteroides com alguns metros de comprimento acabam ficando presos na força gravitacional do nosso planeta, orbitando-o da mesma maneira que a Lua. Eles não influenciam as marés, mas podem ficar orbitando a Terra por anos.
Astrônomos analisaram a movimentação espacial de dez milhões de asteroides. Os resultados mostraram que sempre há um corpo orbitando a Terra e agindo como um satélite natural. Segundo a Revista Galileu, em 2006, o asteroide RH120 (do tamanho de um carro) orbitou a Terra por um ano, depois se soltou.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

2012 - O Planeta Às Escuras



No decorrer do tempo, o homem conseguiu avanços tecnológicos que mudaram seus hábitos intensamente. A eletricidade e sistemas de comunicação são essenciais no nosso cotidiano.
O problema é que não podemos controlar os fenômenos da natureza terrestre e muito menos, da espacial. Porém, uma previsão de catástrofe parece mostrar atividades solares extremas para os próximos anos, que podem ocasionar calamidades de vários tipos em nosso planeta.