terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pensando Na Nossa Imensa Insignificância


Vivemos em um grande planeta, com um grande ecossistema, com uma grande variedade de línguas e culturas, mas, ironicamente, em um ponto incrivelmente minúsculo no universo. O que nos faz pensar que somos especiais? O que nos faz crer que somos os únicos nessa vasta imensidão que é o nosso cosmos?

terça-feira, 20 de novembro de 2012

No Olho Do Falcão - A Galáxia Mais Distante Já Observada


O telescópio Hubble acaba de descobrir o objeto mais distante do universo: a galáxia MACS0647-JD, que está a 13,3 bilhões de anos-luz da Terra e só pode ser vista com a ajuda de lentes muito potentes. O objeto celeste está tão longe que o Hubble não conseguiu sequer observá-lo diretamente. Para realizar a tarefa, foram necessárias ampliações da imagem e a utilização de 17 filtros diferentes, sendo que a MACS0647-JD apareceu apenas em dois filtros mais vermelhos do telescópio.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Lado Oculto Da Lua - A Nova Base De Operações da NASA


Depois de um jejum de quase quarenta anos, parece que a NASA está disposta a enviar astronautas à Lua. De acordo com uma notícia publicada pelo site SPACE.com, a agência espacial pretende criar uma base espacial habitada em um determinado ponto do satélite no qual ocorre a libração - movimento que faz com que a Lua revele parte de sua fase oculta.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

HD 40307g - Esperança De Um Novo Lar Para Novas Criaturas


De acordo com uma notícia publicada pelo site SPACE.com, um grupo internacional de astrônomos, liderados por Mikko Tuomi, da Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, localizou uma nova super-Terra a apenas 42 anos-luz do nosso planeta, que apresenta inúmeros atributos em termos de habilidade e capacidade para suportar a vida.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012