terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Menor Exoplaneta Encontrado


Orbitando a estrela Kepler-37 (que tem aproximadamente 75% do tamanho do sol) está o "pequeno" planeta Kepler-37b, que é menor do que Mercúrio, o menor planeta do nosso sistema solar.
Pouco maior do que a lua, Kepler-37b tem uma órbita de apenas 13 dias e é o menor exoplaneta (planeta que se encontra dora do sistema solar) já encontrado.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Houston, Estão Aí?


Talvez o maior temor que um astronauta pode ter é o de perder completamente a comunicação com a Terra durante uma missão espacial. Durante o período, qualquer coisa pode acontecer e ele terá apenas o seu treinamento para resolver possíveis problemas. Isso aconteceu na última quarta-feira, 19 de fevereiro, com a tripulação da Estação Espacial Internacional. 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Meteoros E Mais Meteoros


Nesta manhã (15) um meteorito explodiu lançando uma poderosa onde de choque sobre os residentes da cidade Chelyabinsk na região dos Monteus Urais, quando se encaminhavam para o trabalho. A explosão ocorreu a cerca de 10 km de altitude.
Vários prédios foram danificados e parece que a maioria dos feridos foi atingido por estilhaços de vidro e não estão em estado grave.
A onde de choque derrubou parte de um barracão de uma fábrica que trabalha com zinco e estourou muitas janelas de vidro por toda a região.

Também hoje, um asteroide com o tamanho de meio campo de futebol vai passar próximo da Terra. Não vai atingir o planeta,mas se atingisse, a colisão criaria uma explosão grande o suficiente para derrubar 80 milhões de árvores, ou arrasar toda a grande área de São Paulo.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Terra E Espaço Em Uma Só Voz


A primeira música fruto de um dueto musical entre o espaço e a Terra foi lançado na última sexta-feira (8). A música "I.S.S. (Is Somebody Singing)" - que fala sobre como é viajar pelo espaço - faz referência sobre como é orbitar a Terra a mais do que o dobro da velocidade de uma bala, como faz falta a presença dos entes queridos, etc.
A bela música é uma parceria entre o astronauta Chris Hadfield que está na Estação Espacial Internacional e o roqueiro Ed Robertson, ambos canadenses, em conjunto com o coral Barenaked Ladies e outros músicos na Terra.
As janelas atrás do astronauta exibem a Terra e o espaço apesar de não ser possível fazer a distinção, já que o vídeo vindo da ISS dá a prioridade na luminosidade da imagem para o astronauta.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Lua - Espetáculo No Céu


O Monte Victoria, em Wellington, na Nova Zelândia, foi palco de um maravilhoso "nascer da lua". Um fotógrafo especializado em paisagens astronômicas produziu um belíssimo vídeo com mais de três minutos de duração que mostra a lua cheia surgindo lentamente no céu. Detalhe: o vídeo não foi acelerado, está em tempo real.
O local é famoso para quem quer ver essa paisagem, razão pela qual existe até um mirante lá. O fotógrafo, Mark Gee, posicionou sua câmera a cerca de 2 km deste ponto.
Nem sempre é fácil capturar um surgimento da lua como esse, especialmente porque a metade dela aparece no céu quando ainda é dia. No caso da lua cheia, ela começa a surgir exatamente no pôr-do-sol.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Vamos Pegar O Avião E Viajar Pelo Sistema Solar


Já pensou pegar um avião pequeno, como um Tucano, e voar pelas paisagens de Marte, ou então se perder nas nuvens gigantescas de Júpiter? Será que é possível?