quinta-feira, 21 de março de 2013

Saímos Do Sistema Solar!... Ainda Não.


Na última quarta-feira (20) pela manhã, um pronunciamento feito pela American Geophysical Union (União Americana de Geofísica) surpreendeu cientistas do mundo todo ao apontar que a sonda espacial Voyager I teria finalmente saído do sistema solar. Algumas horas mais tarde, porém, a AGU eve de reformular o anúncio: a sonda estaria em uma região ainda não explorada do sistema solar, não fora dele (ainda).

quinta-feira, 14 de março de 2013

Sistema Binário Próximo Da Terra


De acordo com a NASA, astrônomos da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, com a ajuda de dados obtidos pelo telescópio espacial WISE, conseguiram identificar um sistema estelar binário a apenas 6,5 anos-luz do nosso Sistema Solar. Segundo a agência espacial, essas são as estrelas mais próximas a nós descobertas em quase um século, e o terceiro sistema mais próximo ao Sol de que se tem notícia. 

sábado, 9 de março de 2013

Treinamento De Astronautas



A melhor maneira de treinar astronautas para realizar tarefas no espaço é simulando um ambiente parecido com o que será encontrado na hora da missão. Mas não é nada fácil construir uma estação espacial só para isso – e o jeito é improvisar com uma piscina gigantesca em Houston, no estado norte-americano do Texas.

domingo, 3 de março de 2013

A Chuva Do Sol


No sol também chove, mas não água, e sim um plasma extremamente quente provavelmente da coroa solar. Um exemplo desse incrível fenômeno foi capturado por uma sonda da NASA no dia 19 de julho de 2012, no vídeo que você confere acima.