Orbitando a estrela Kepler-37 (que tem aproximadamente 75% do tamanho do sol) está o "pequeno" planeta Kepler-37b, que é menor do que Mercúrio, o menor planeta do nosso sistema solar.
Pouco maior do que a lua, Kepler-37b tem uma órbita de apenas 13 dias e é o menor exoplaneta (planeta que se encontra dora do sistema solar) já encontrado.
Dois atributos da estrela Kepler-37 facilitaram a vida dos cientistas: ela tem poucas manchas solares e é relativamente brilhante quando comparada à Kepler-37b, o que ajudou a encontrar o planeta - a "sombra" que ele faz ao passar pela estrela foi detectada pela sonda espacial Kepler.
Além de Kepler-37b, também foram encontrados outros dois exoplanetas, Kepler-37c e Kepler-37d, que orbitam uma estrela localizada a cerca de 215 anos-luz da Terra.
Os três, a princípio, são inabitáveis: Kepler-37b e Kepler-37c tem órbitas muito próximas de suas estrelas, o que faz com que suas superfícies tenhas temperaturas insuportáveis (a de Kepler-37b, por exemplo, é de aproximadamente 427ºC); já o Kepler-37d é, de acordo com os pesquisadores responsáveis pelo estudo, provavelmente um planeta gasoso, não rochoso, devido ao seu tamanho (cerca de duas vezes maior que a Terra). Contudo, ainda são necessárias mais investigações para saber as condições dos planetas (se há ou houve atmosfera e água líquida por lá, por exemplo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário