sexta-feira, 27 de abril de 2012

Se Astronomia tivesse sobrenome, esse seria HUBBLE!


Edwin Powell Hubble, astrônomo norte-americano nascido em Marshfield, Maryland, em 20 de novembro de 1889, e falecido em San Marino, Califórnia, em 28 de setembro de 1953.
Descobriu que muitas das nebulosas eram na realidade objetos extragaláticos, ou seja, sistemas estelares exteriores à nossa Via-Láctea. Estabeleceu que estas galáxias estavam uniformemente distribuídas. Instituiu um sistema de classificação das galáxias. Descobriu que o desvio para o vermelho das linhas espectrais das galáxias provinha da recessão delas. Tal fuga das galáxias evidenciou uma expansão do Universo.
Dentre suas importantes pesquisas, descobriu um cometa em 4 de agosto de 1937, como um objeto difuso de magnitude 13, em Monte Wilson. Recebeu homenagens quando astrônomos da Universidade de Indiana no Brooklin descobriram em 29 de março de 1955 um asteroide que batizaram com seu nome. Também batizado com seu nome, a NASA lançou em 24 de abril de 1990 o Telescópio Espacial Hubble.

3 comentários:

  1. legal, agora sei o motivo do telescópio mais famoso ter o nome de Hubble.

    ResponderExcluir
  2. muito legal o texto! show de bola!!!

    ResponderExcluir
  3. gostei do blog, muito bom, acho extraordinário esse tema astronomia, é um universo incrível e amei o plano de fundo kk lindo.

    ResponderExcluir