terça-feira, 1 de maio de 2012

O Céu É Azul! Mas Por Que?


A luz branca do Sol é composta por várias outras tonalidades de cores e ao incidir na atmosfera terrestre a cor azul por ter um comprimento bem mais definido e eficiente que as outras cores, é a que prevalece. O que ocorre é que a radiação solar em forma de luz penetra a atmosfera e atinge os átomos de hidrogênio, oxigênio e outras partículas que a compõem, dando origem ao fenômeno do espalhamento. Por isso vemos o Sol apenas como um disco brilhante e o céu todo azul, devido o efeito que a luz provoca sobre os átomos existentes no ar. O mesmo ocorre no fim da tarde, quando vemos o céu com uma tonalidade avermelhada ou alaranjada, que se deve a o fato da luz percorrer uma distância maior para chegar aos nossos olhos.

3 comentários:

  1. Muito legal,culparei os átomos pela bela imagem que vemos.que é o fim de tarde

    ResponderExcluir
  2. muito legal poder entender nosso universso,que eh tão grandioso e precioso ao nossos olhos,cheio de misterios,mas com isso pude esclarecer muitas duvidas...

    ResponderExcluir
  3. Por causa dos gases principalmente da água em vapor, para entender melhor imagine um vidro bem transparente, agora almente a espessura dele alguns metros, ele vai deixando de ser transparente.entende...?

    ResponderExcluir