terça-feira, 12 de junho de 2012

Viagem Pelo Sistema Solar - Marte



Marte é o quarto planeta do Sistema Solar. Seu nome é de um dos deuses da mitologia romana, deus da guerra, da juventude e da primavera.
É um grande deserto de rocha e areia, gelo de dióxido de carbono e um pouco de gelo de água. Tem atmosfera bem menos densa que a da Terra com vapor de água e muito dióxido de carbono. Seu céu tem cor variável, pois depende da quantidade de poeira em suspensão, mas varia entre rosa e vermelho claro. A cor vermelha característica foi observada por astrônomos ao longo da história. Uma das razões para os cientistas acreditarem na existência de vida em Marte tinha a ver com as aparentes alterações periódicas de cores na superfície do planeta. Este fenômeno levou a especulação de que determinadas condições levariam a explosão de vegetação marciana durante os meses quentes e provocaram o estado latente das plantas durante os períodos frios. Na superfície tem muito óxido de ferro (ferrugem). Frequentemente, grandes tempestades de areia são observadas e algumas envolvem todo o astro. Tem o maior vulcão do sistema solar (com altura de 3 vezes a do monte Everest)  e um vale com 4000 km de comprimento e 7 km de profundidade. A ideia de que a Terra foi ocupada de vida vinda do espaço já é antiga, mas até hoje não se tem prova suficiente para suportar a tese. O grande número de pedras vindas de Marte que acabaram chegando à Terra suporta a hipótese de que a vida no nosso planeta pode ter sua origem no planeta vermelho, onde há 4 bilhões de anos era um local muito mais hospitaleiro que a Terra na mesma época. Tudo ainda é uma incógnita, mais não se pode excluir a possibilidade de sermos todos "filhos de Marte".

Um comentário:

  1. Já faz vários anos que os robôs chamados Spirit e Oportunity estão rastreando o solo, fotografando e mandando imagens. Até agora só se vê pedras, terra, montanhas e uma imagem onde pode-se supostamente observar uma "coisa" q parece um homem,também uma outra imagem de 'supostos' sinais de pistas de pouso.

    ResponderExcluir