sexta-feira, 4 de maio de 2012

Lua, Não Se Vá!



Já imaginaram como seria a Terra sem a Lua? Talvez muitos de vocês não vejam tanta importância da existência da Lua e a influência que ela tem sobre a Terra, talvez vejam somente como um fenômeno de beleza incomparável ou até como uma fonte de inspiração para bons poemas, mas ela é absurdamente importante para a nossa sobrevivência.
Com o tempo, o organismo feminino adaptou-se ao ciclo da Lua, de 28 dias. Sem a lua, as mulheres se livrariam da tensão pré-menstrual (como melhoraria a vida dos homens...).
Há uma força gravitacional mútua entre a Lua e a Terra, fazendo assim com que a Terra permaneça sempre girando em seu eixo inclinado a 23°. Essa gravidade tem importância fundamental nos movimentos das marés, com a ausência da Lua, todos nós viveríamos dentro da água, como na mítica Atlântida. Caso a Lua um dia sumisse repentinamente ou se afastasse bruscamente, haveria uma drástica mudança na rotação terrestre. O movimento de rotação da Terra entraria em colapso similar a um pião em baixa velocidade. Isso acarretaria em mudanças rápidas no clima, variando caoticamente suas estações do ano. Períodos quentíssimos se alternariam com eras glaciais.
É claro que o afastamento súbito da Lua é quase que improvável, mas estudos mostram que a Lua afasta-se da Terra cerca de 3 centímetros por ano. Mesmo com esse fato não há motivo para pânico, pois bilhões de anos nos separam dessa fatalidade.

Um comentário:

  1. As vezes não damos valor ao que realmente merece...A Lua está a sua disposição,quando quiser...é só olhar pro céu e ela vai estar,mesmo que as vezes por traz de uma nuvem,mas saiba..ela ainda está ali.Então desfrute de sua magnifica beleza.Aproveite!

    ResponderExcluir