quinta-feira, 19 de julho de 2012

Viagem Pelo Sistema Solar - Satélites Naturais


Satélites naturais ou luas são corpos celestes que vagam no espaço em torno de outros, como a Lua que gira em torno da Terra.
Os satélites não tem luz própria, eles são astros iluminados. Os primeiros satélites só foram descobertos no início do século XVII por Galileu Galilei. Algumas luas são maiores que alguns planetas principais, como Ganímedes e Titã, satélites de Júpiter e Saturno, respectivamente, são maiores que Mercúrio, mas pelo fato de terem suas órbitas ligadas a outros planetas, são consideradas como luas. Uma das maneiras de um satélite natural se formar é por meio de um evento catastrófico, ou seja, a formação é efetuada através da força de um impacto entre corpos planetários, como aconteceu possivelmente com a Lua, por exemplo. Mercúrio e Vênus são os únicos planetas do Sistema Solar que não possuem satélites. A Terra possui 1, a nossa querida Lua, Marte possui 2, Júpiter 67, Saturno 62, Urano 27 e Netuno 13; Nos planetas anões existem em Plutão 5 (a última descoberta em 7 de julho desse ano, denominada  P5), em Haumea 2 e em Éris 1.  Totalizando 180 satélites naturais no nosso Sistema Solar.
É com essa postagem que finalizamos a série Viagem Pelo Sistema Solar. Esperamos que tenham gostado tanto quanto nós.

4 comentários:

  1. Só em nosso Sistema Solar existe esse tanto de satélites e muitas outras coisas maiores que nós, seres humanos...e ainda existe quem queira se mostrar maior que os outros!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir