segunda-feira, 23 de julho de 2012

O Mais Famoso Naufrágio da História Pode Ter Sido Causado Pela Lua!



O que todos achavam que tinha sido o culpado de afundar o navio mais famoso do mundo pode ser inocente. Estudo recente pode mudar a história apontado a Lua e sua influência sobre as marés como o principal responsável pelo acidente.
De acordo com alguns astrônomos, o iceberg só estava lá por causa da proximidade entre a Terra e nosso satélite natural naquele período – a maior nos últimos 1.400 anos. É um evento raríssimo que teria criado tsunamis em alto-mar que movimentaram o aglomerado de icebergs posicionados bem longe da costa, que acabaram sendo pegos por outra corrente marítima e acabaram no meio da rota do navio (é muita falta de sorte!). Geralmente, esses blocos de gelo costumam ficar imóveis, a não ser que comecem a descongelar ou recebam uma grande força, como uma onda gigante. Segundo o Daily Mail, a culpa maior ainda é dos marinheiros do navio, que colocaram o veículo em alta velocidade mesmo em uma região conhecida pela presença de alguns icebergs – o evento lunar apenas teria deixado o local ainda mais congestionado e perigoso.
A coincidência entre as datas da onda (12 de janeiro de 1912) e o naufrágio (poucos meses depois) é a grande aposta dos cientistas da Texas State para explicar a tragédia, que já foi retratada inúmeras vezes em peças de teatro, cinemas e TV. 

Um comentário:

  1. no dia da colisão,o comandante recebeu 6 mensagens de aviso de iceberg de outros navios

    ResponderExcluir