quinta-feira, 21 de março de 2013

Saímos Do Sistema Solar!... Ainda Não.


Na última quarta-feira (20) pela manhã, um pronunciamento feito pela American Geophysical Union (União Americana de Geofísica) surpreendeu cientistas do mundo todo ao apontar que a sonda espacial Voyager I teria finalmente saído do sistema solar. Algumas horas mais tarde, porém, a AGU eve de reformular o anúncio: a sonda estaria em uma região ainda não explorada do sistema solar, não fora dele (ainda).

"É um consenso da equipe de que a Voyager I ainda não deixou o sistema solar ou alcançou espaço interestelar", esclarece o cientista Edward Stone, que participa do projeto Voyager. Em dezembro de 2012, eles anunciaram que a sonda entrou em uma região chamada "autoestrada magnética", em que ocorre uma mudança drástica na presença de certas partículas energéticas. "Uma mudança na direção do campo magnético é o último indicador importante de que atingimos espaço interestelar, e essa mudança ainda não foi observada".
Dadas as dimensões (literalmente) astronômicas envolvias nessa viagem, descobrir quando de fato a Voyager I atravessará a "fronteira" do sistema solar não é tarefa simples - esperamos que não demore muito, porque em 2030 a sonda vai estar sem energia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário