sexta-feira, 3 de agosto de 2012

2012 - O Planeta Às Escuras



No decorrer do tempo, o homem conseguiu avanços tecnológicos que mudaram seus hábitos intensamente. A eletricidade e sistemas de comunicação são essenciais no nosso cotidiano.
O problema é que não podemos controlar os fenômenos da natureza terrestre e muito menos, da espacial. Porém, uma previsão de catástrofe parece mostrar atividades solares extremas para os próximos anos, que podem ocasionar calamidades de vários tipos em nosso planeta.
Tempestades Solares são explosões na superfície do Sol causadas por mudanças repentinas no seu campo magnéticos. Elas podem vir como partículas (plasma) ou radiação eletromagnética (luz). A atividade na superfície solar pode causar altos níveis de radiação no espaço sideral.
Uma tempestade solar leva 8 minutos para chegar à Terra, mas já no início gera um carregamento eletromagnético sobre o planeta. Isso faz com que qualquer objeto em órbita corra perigo. Satélites despencam de volta ao solo, aviões perdem comunicação por rádio, etc.
Depois, uma tempestade de radiação atinge o planeta e provoca estragos enormes, pois traz consigo prótons de alta energia capazes de detonar equipamentos eletrônicos. Qualquer coisa que estiver no solo é protegido pela força da atmosfera. Mas, o maior problema fica para os astronautas que estiverem fora da atmosfera, pois a radiação é fatal, de maneira que eles tem pouquíssimo tempo para se protegerem.
Os satélites de GPS são sobrecarregados e não conseguem mais enviar sinais normais. Sem eles, os aviões que estiverem voando se perdem e seus motores entram em falha.
Quando a CME (emissão de massa coronal), uma nuvem de gás eletrificado de um bilhão de toneladas, finalmente chega ao planeta (entre 4 à 7 dias), seu impacto causa uma sobrecarga extrema em equipamentos elétricos, principalmente nos gigantescos transformadores distribuidores de energia. Isso faz com que eles explodam e deixem tudo na escuridão total. O mundo inteiro sofreria um blecaute e o caos seria total.
Há meios de prever futuras tempestades solares. Sabendo o momento em que os fenômenos irão ocorrer, é possível desligar com antecedência as grandes estações de energia até que a tempestade passe. Assim, não haveria estragos significativos.
Isso parece tema de ficção científica, entretanto, é um fato comprovado. A previsão é de que um "Máximo Solar" seja alcançado em 2012, com enormes proporções. A pergunta é: você estará pronto para encarar a escuridão total?


2 comentários:

  1. Ninguém está...mas se tem de vir,que venha!
    Nós humanos temos inteligência o suficiente para lhe dar com certos imprevistos!

    ResponderExcluir
  2. Stefany Oliveira Você esta errada nos humanos temos inteligencia mas demoraria uns 10 anos de escuridão para nos darmos um jeito

    ResponderExcluir