quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Primeiras Imagens Da Superfície De Marte


Ainda não é uma missão tripulada, mas a sonda Curiosity chegou a Marte e a partir de agora será responsável pela captura de belas imagens e, principalmente, pela coleta e análise de amostras de rochas e outros materiais que podem ser encontrados no planeta.
No dia 26 de novembro de 2011, a Curiosity foi lançada da Terra em direção ao planeta vermelho. Foram mais de 250 milhões de quilômetros entre os dois planetas até que o pouso fosse realizado na madrugada desta segunda-feira (06). Até que o pouso fosse concluído, ocorreram o que os cientistas chamam de "sete minutos de terror". Isso aconteceu porque a atmosfera de Marte é diferente da terrestre, deixando o pouso mais arriscado. Felizmente não houve nenhum dano à sonda-robô, que agora pode prosseguir com suas tarefas comuns.
A Curiosity terá várias tarefas a serem realizadas durante a sua estadia em Marte. Um dos principais é avaliar o solo e condições climáticas para que os cientistas consigam saber se há possibilidades de Marte abrigar alguma forma de vida ou se foi possível em algum momento do passado. Isso inclui a descrição completa e detalhada da geologia marciana.
Também é de extrema importância que os cientistas consigam dados mais completos acerca da influência da água no desenvolvimento do planeta. Por fim, a Curiosity deve detectar níveis e fontes de radiação que existem na superfície - o que será essencial para que as respostas às perguntas anteriores sejam encontradas.
A primeira fase do projeto dura pouco menos de dois anos, mas a sonda deve ficar por pelo menos por mais uma década rastreando a superfície de Marte. Isso seria essencial para encontrarmos a resposta para uma das perguntas mais antigas da humanidade: "Estamos realmente sozinhos"?
Esse vídeo mostra o momento da chegada da sonda-robô Curiosity na superfície de Marte.

Um comentário: